BEM VINDO

Seja bem Vindo a este blog.
Espero que voce encontre o que voce estava procurando.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Compostagem de carcaças

Compostagem: destinação final para carcaças
A preocupação com a avicultura e a suinocultura em relação aos efeitos que seus detritos produtivos causam ao meio ambiente teve real importância principalmente com o advento da tecnologia de produção concentrando um grande número de animais por unidade de área. Da mesma forma estes começaram a interferir na qualidade de vida das populações urbanas, onde os limites das granjas se confrontavam com residências pelo crescimento de bairros periféricos ou por topografias irregulares que direcionavam os detritos para destinos sem critérios, causando problemas ambientais.
Com a mobilização de órgãos governamentais, entidades de classes civis e de produtores para reduzir ou até limitar os efeitos desta agressão ambiental, não por negligencia do produtor, mas pela própria estrutura de criação que a atividade imprime com severas crises de mercado e adversidades sanitárias, fez com que os destinos corretos fossem implementados.
Sendo assim, toda granja deve possuir um PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL elaborado em concordância com todos os envolvidos do setor produtivo com responsabilidades e comprometimento, visando contemplar medidas que minimizem procedimentos do sistema produtivo que ocasionem riscos ao meio ambiente. Como exemplos: O uso racional de água, tanto no consumo pelos animais quanto na higienização e limpeza, redução na geração de resíduos sólidos, destino de “lixo” orgânico, assim como várias outras ações que possam ser inseridas no processo de 3R (reduzir, reutilizar e reciclar). Este documento deve conter normas que determinem procedimentos operacionais, delegando a um gestor, colaborador da granja, a função de checar todas as anomalias ou ocorrências do dia a dia, procurando sua solução e contra-medidas para que o evento não volte a ocorrer.
Atualmente um dos maiores desafios do setor agropecuário é unir a produtividade com a preservação ambiental, isto é devido a uma legislação ambiental mais rígida e uma maior conscientização do produtor com o meio ambiente e sua propriedade. Neste curso expomos somente um dos fatores de produção de resíduos, ou seja, a geração e destino de carcaças de animais mortos, assim como detritos originários da maternidade na suinocultura (restos placentários) ou da produção de ovos na avicultura (descarte de ovos).
Destinação de carcaças
Atualmente, ainda temos em algumas propriedades rurais a deposição das carcaças em valas a céu aberto, tanto nas granjas de suínos como de frangos, causando problemas como contaminação do solo, e por conseqüência o lençol freático, comprometendo ainda mais no período de chuvas pelas inundações, causando odores desagradáveis, acesso de outros animais podendo causar botulismo no caso da ingestão de ossos por bovinos, sendo ainda um atrativo para roedores que transmitem doenças e outros prejuízos quando os mesmos invadem as fábricas de rações e armazéns de grãos.
Outro meio utilizado para eliminar as carcaças, é o uso de fossas anaeróbicas (inferninhos), mas que possuem um período de vida útil curto em média 2 anos, pois são facilmente preenchidas, além de ser um processo anaeróbico (sem a presença do ar) que causa maus odores e a produção de um líquido que não penetra no solo ajudando a diminuir capacidade útil da fossa, quando também são invadidas por outros animais (tatus) destruindo as paredes das mesmas ou pior ainda transportando carcaças para fora causando os mesmos problemas já citados no item anterior.

A incineração de carcaças também é utilizada porem é um processo caro, pois demanda o uso de material combustível pelo alto valor de umidade das carcaças e local apropriado para este procedimento já que promove o desprendimento de gases e riscos de propagação do fogo.




O processo de compostagem é uma alternativa para destinar carcaças de forma segura e correta, de maneira natural e com baixos custos ao produtor.
A compostagem é um meio natural de fermentação através de aerobiose, ou seja, com a presença de ar, associada a umidade fazendo que com que as carcaças e outros resíduos sejam decompostos pela ação de microorganismos que servirão posteriormente para adubação.
Devemos ainda salientar que a mortalidade nas granjas, tanto de suínos quanto de aves, é um processo que acontece de forma contínua. A compostagem é uma técnica que independe do momento da mortalidade, sendo que os resíduos podem ser levados as composteiras de tempos em tempos, não atrapalhando o processo em nenhum momento. Os animais deverão ser levados à composteira logo após sua morte, no caso de restos placentários estes deverão ser acondicionados em um tambor para no final do dia serem levados a composteira especificamente
Um dos problemas para aceitação desta técnica, esta em relação às pessoas acharem que este procedimento gerará mal cheiro e poderá atrair mosca entre outros animais, mas nesta aula, mostraremos que isto não é verdade e a compostagem é um método racional, barato e seguro para destinar as carcaças e outros resíduos, porém necessita de uma pessoa treinada e ciente da necessidade da utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs, luvas de borracha, óculos de proteção e botas de borracha).


O que é compostagem?
É um processo pelo qual, através da ação de microorganismos como bactérias, protozoários e fungos são degradados os restos orgânicos, de forma controlada e aeróbica. Este procedimento é dividido em duas fases: Na primeira fase ocorrem reações químicas e oxidativas, com alta temperatura presente. Na segunda fase, ou fase de maturação, há um processo de humificação (formação de húmus), que é independente de equipamentos mecânicos, energia elétrica ou combustível.

Localização da composteira
Como descrito anteriormente o processo de compostagem, quando bem manejado não ocasiona a geração de odores, moscas e aparência ruim. Portanto as unidades ou células de compostagem poderão ser locadas próximas às instalações de produção animal.

Caso a retirada do material final, produto compostado, seja efetuada pelo próprio pessoal da granja, a composteira poderá ser instalada o mais próximo da granja, facilitando a deposição das carcaças.
Caso a remoção do resíduo final não seja realizada por funcionários da granja, esta deverá ser instalada rente a cerca de proteção sanitária (área de biosseguridade). Para que ocorra retirada do material por outros funcionários, a célula deverá possuir comportas em ambas as sessões frente e fundos. Mesmo levando em consideração o bom manejo, a localização deve contemplar a direção predominante dos ventos e a drenagem do solo evitando o transporte de possíveis odores e o transporte de material pela ação das águas de chuvas.


Dimensionamento das composteiras
Para satisfazer a atividade microbiológica na realização da compostagem é necessário construir uma pequena estrutura, garantindo:
- Facilidade para montar a pilha de carcaças - Proteção contra umidade e chuvas
- Proteção contra animais oportunistas (roedores, carnívoros, insetos)
- Fácil circulação de ar através da pilha
Para dimensionarmos a composteira temos que considerar alguns aspectos como: o tempo de compostagem é de 90 dias para animais menores e restos placentários, já para animais adultos, este tempo pode chegar até 120 dias, onde ossos maiores (clavícula e fêmur) demoram mais para se decompor. A primeira fase que acontece dentro das células da composteira e a segunda de aproximadamente 30 dias e é realizado fora das células, em campo aberto.
Outro aspecto a ser levado em conta é o índice de perdas com mortalidade, para obtermos estes índices é necessário realizarmos os seguintes cálculos:

Cálculo do índice de perdas em quilos (kg) por ano:
Este cálculo deve ser feito para todas as fases de uma criação como crias vivas / ano; animais na creche / ano; animais terminação / ano somando tudo ao fim obtendo um valor de perdas em kg por ano. Feito este cálculo agora calcularemos:

Cálculo diário da perda média por mortalidade:
Assim com estes valores poderemos dimensionar melhor a célula de compostagem:

Cálculo do volume da compostagem:

Área da compostagem
A melhor forma para uma composteira é a retangular, com 3,0 m de comprimento e 2,5 m de largura tendo assim uma área de 7,5 m² por células. (devemos lembrar que se deve ter sempre uma célula a mais para estocagem do material que servirá de meio carbonáceo, maravalha, sabugo / palha de milho, etc).

Exemplo de construção de composteira

- Fundo concretado de 5 cm de espessura, com certa declividade direcionada para um ralo lateral, para escoar o chorume e excessos de umidades.
- Paredes de contenção que podem ser feitas de alvenaria com 1,50 m de altura. Estas devem conter pilares laterais para suportarem a pressão com a carga interna.
- Porta frontal e/ou fundos para carga ou descarga, sendo esta uma comporta em tábuas de madeira.

O ideal é a construção de pequenas células em série em pequeno número, fazendo com que este número aumente de acordo com a necessidade.
f
Qual o material necessário para compostagem?
De aerado, que pode ser palhada, sabugo de milho, casca de arroz e maravalha, o último o mais usado por apresentar uma maior relação de Carbono/ Nitrogênio que será importante para as reações químicas (meio carbonáceo), esse material servirá para cobrir as carcaças. Um fator de suma importância é de não escolher um material com partículas muito pequenas, favorecendo a compactação da composteira e conseqüentemente dificultando o processo de aeração da mesma, aumentando o tempo de processamento ou favorecendo a proliferação de agentes putrefadores que produzirão gases dentro das carcaças, podendo vir a explodir provocando o desarranjo da pilha compostada; desta forma, não se recomenda o uso de pó de serra, resíduos de pré-limpeza de grãos, sobras de silagem e outros. O bagaço de cana também poderá ser utilizado, desde que a umidade contida não seja alta, já que este material é armazenado a céu aberto nas usinas.
Diariamente deve-se umedecer a composteira que pode ser com água ou dejetos, este último irá acelerar o processo de compostagem por conter microorganismos benéficos. A quantidade de água ou dejeto a ser adicionado deve ser o suficiente para que, com as mãos, espremendo o material, não escorra água entre os dedos. É oportuno possuir um termômetro ou uma barra de ferro para verificar a temperatura, mantendo a mesma ao redor dos 60 ºC.

f
O processo de compostagem
A compostagem é decorrente de atividades aeróbicas (com a presença de ar) e atividade anaeróbica (sem a presença de ar). As carcaças possuem grande quantidade de água e nitrogênio, porém apresentam uma relação muito pobre de carbono / nitrogênio, sendo esta relação quem regula todo o processo de compostagem.
Para corrigir esta relação (carbono/nitrogênio), é necessário adicionar algum tipo de material que seja rico em carbono para favorecer a reação. A maravalha tem ótima relação carbono / nitrogênio e ainda outro beneficio, por sua porosidade ela pode acomodar-se melhor ao redor das carcaças e os restos de parição.
As carcaças são dispostas em camadas sobre a maravalha com aproximadamente 30 cm de altura, sendo cada camada umedecida. A quantidade de água usada para umedecer cada camada é metade de cada quilo de carcaça colocada na composteira, ou seja, para uma carcaça de um kg usaremos 0,5kg de água (500 ml de água).
As chamadas reações anaeróbicas (sem a presença de ar) ocorrerão dentro das carcaças e as denominadas aeróbicas (com a presença de ar) do lado de fora da mesma, durante o processo anaeróbico (sem a presença de ar), dentro da carcaça, haverá a formação de fluidos e gases, que saem da carcaça e passam pela maravalha (área com presença de ar). Estes gases são decompostos e transformados em água e gás carbônico (gás do refrigerante), a este processo deve-se as altas temperaturas de 50 – 60ºC presentes no processo, o qual as carcaças são cozidas.
Todo este procedimento dura em média 90 - 120 dias para suínos e para aves 10 - 60 dias até que toda parte de musculatura tenha sido decomposta, sobrando apenas alguns ossos. Uma dica importante que auxilia na identificação do fim do processo é a queda de temperatura que ocorrerá, podendo ser verificada através do uso de um termômetro ou da barra de ferro citada anteriormente.
Lembrando:/- Relação carbono / nitrogênio
- Temperaturas devem estar em torno de 60ºC
- Umidade certa da composteira sem presença de áreas secas ou encharcadas
- Ventilação
Como fazer compostagem?
Primeiro espalha-se uma camada de maravalha no fundo da composteira, com altura de 30 cm de fundo. Colocar as carcaças dispostas para que haja espaços para circulação de ar. Todo o material a ser compostado deverá ser disposto a no mínimo 30 cm das paredes da composteira evitando a putrefação das mesmas.

f

Todas as vísceras e animais maiores devem ser perfurados para evitar que estas venham a explodir devido à formação de gases, caso isto aconteça haverá uma desorganização da pilha da composteira.

f f

No caso de restos placentários ou ovos descartados devemos utilizar células exclusivas onde os teores de líquidos são maiores e necessitam maior quantidade de material carbonáceo e o tempo de compostagem é menor. Para cada camada de carcaças é necessário umedecê-la com metade do peso em kg de cada carcaça.
Recomenda-se para acelerar o processo de compostagem, após dispor as carcaças, cobri-las com uma fina camada de material já compostado de uma célula mais antiga de maneira que os microorganismos pré-existentes cultivem o novo material.

f

Podemos empilhar as carcaças ou restos de parição de maneira ordenada até 1, 5m de altura em cada célula. Sendo que as carcaças novas colocadas na parte superior da pilha auxiliarão a comprimir as camadas inferiores. As quais já estarão em estágio avançado de compostagem. Estas devem ser retiradas de conforme tempo que deve ser maior de 90 dias o primeiro estágio.

O segundo estágio ou estágio de maturação é de aproximadamente 30 dias e é realizado fora das células, direto no campo o qual servirá de adubo orgânico.

A temperatura no primeiro estágio deve ser verificada, sendo esta o melhor indicador de uma boa compostagem, a temperatura ideal é em torno de 60ºC. Lembre-se que a pilha é formada de diversas camadas e as mais inferiores terão temperaturas mais baixas o que é um indicativo que as reações para compostagem estão encerrando-se. Umidade é outro importante item que deve ser levado em conta, um nível de umidade baixo resulta em uma compostagem incompleta, dificultando a elevação da temperatura da pilha e se esta for elevada demais pode barrar a passagem de ar.
A passagem de ar é muito importante, pois a compostagem é basicamente aeróbica (na presença de ar), dependente da presença de ar, caso não haja uma circulação de ar correta haverá um resfriamento da pilha e aparecerão odores fétidos.
Lembrando:
- Fundo de maravalha de 30 cm
- Dispor as carcaças 30 cm das paredes e para restos de parição usar 5 cm entre elas.
- Cada camada deve ser coberta 30 cm de maravalha
- Umedecer cada camada com metade do peso de cada carcaça
- Empilhar no máximo em até 1,5m de altura
- Observar temperatura, umidade e circulação de ar na célula
- Carcaças e vísceras grandes devem ser perfuradas
Vantagens do processo de compostagem
- Evita a poluição ambiental
- Fornece adubo de alta qualidade
- Melhora a qualidade de vida dentro da propriedade
- Processo de baixo custo
- Evita a criação de insetos e odores desagradáveis
- É um processo modulável, ou seja, pode ser feita de acordo com o porte da propriedade e produção

- Processo que é independente de equipamentos mecânicos, energia elétrica ou combustível